Objetivo do curso:

Abordar os requisitos de engenharia para a especificação, projeto, análise e justificativa dos Sistemas Instrumentados de Segurança para as indústrias de processo. 

São apresentadas orientações de como determinar os Níveis de Integridade de Segurança (SIL) e avaliar se os sistemas propostos ou existentes atendem aos requisitos de desempenho e documentação definidos pela norma ISA 84 (IEC61511).

Para quem se destina?

Este curso destina-se a profissionais envolvidos em projetos e avaliação para implantação de sistemas instrumentados de segurança a profissionais de instrumentação / automação com ênfase em segurança de plantas industriais, qualificando os engenheiros e técnicos a classificação de áreas e prepara-los para especificar sistemas instrumentos de segurança. 

Modalidade do evento

EVENTO ONLINE

O evento em questão, será realizado de maneira ONLINE! Inscrições através do sympla nos botões de redirecionamento “Quero me inscrever”, espalhados por toda a página.

Ementa do treinamento:

Introdução

Acidentes e regulamentações resultantes. As lições aprendidas com acidentes anteriores. Normas e Diretrizes de Interesse.

Escopo e ciclo de vida da segurança

Problemas de gerenciamento. Ciclo de Vida do Projeto.

Barreiras de proteção industrial

Barreiras de segurança independentes. Separação de Controle e Segurança.

Risco, Análise de Perigos, Níveis de Integridade de Segurança:

Identificação de perigos. Avaliação de Riscos. Seleção de Níveis de Integridade de Segurança. Análise da Barreira de Proteção.

Modos de Falha Modos e Conceitos de Confiabilidade:

Seguro X Perigoso. Modo de Falha X Tecnologia. Taxas de falha. Técnicas de Modelagem. Intervalos de teste. Requisitos de tolerância a falhas.

Tecnologias de sistemas

Pneumático, Relé, Microprocessado. Equipamentos de Campo. Certificação. Utilização prévia.

Projeto do sistema

Especificação dos Requisitos. Dificuldades de Projeto (Meio Ambiente, Interfaces, Bloqueios, Reinicializações).

Operação e manutenção

Instalação. Operação e Manutenção. Teste. Gestão de Alterações. Desativação.

Resultados esperados

Esta formação visa fornecer orientações para:

  • Distinguir o controle de processo do controle de segurança;
  • Implementar a norma ISA 84 (IEC 61511);
  • Avaliar os níveis de risco do processo;
  • Selecionar os Níveis de Integridade de Segurança (SIL) para as Funções de Segurança instrumentadas (SIFs) usando uma variedade de técnicas;
  • Analisar o desempenho de diferentes tecnologias de sistemas de lógica;
  • Analisar o desempenho de sensores, lógica e configurações de elementos finais, bem como o impacto do diagnóstico, intervalos de teste, causa comum, tamanho do sistema, imperfeição de testes manuais e bloqueios;
  • Determinar intervalos de teste do sistema;
  • Especificar e selecionar os Sistemas Instrumentados de Segurança;
  • Aplicar os requisitos de documentação para a gestão de segurança de processo, regulamentações e normas industriais. 

Professor | João Bassa

Graduado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e Mestrado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), com especialização na Columbia University e Harvard University. Atuou nas comissões de Instrumentação do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) e na instalação da ISA (International Society of Automation) no Brasil. Foi Vice-Presidente de Publicações da ISA Internacional. É professor do curso de pós-graduação “Engenharia de Processos com Ênfase em Projetos Industriais” do INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA, foi também professor de “Instrumentação e Controle de Processos” na Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP. Conta com mais de 40 anos de experiência industrial, sendo inicialmente “Chefe de Setor Instrumentação” e, posteriormente, Diretor de Engenharia para América Latina na RHODIA, Gerente de Projetos na BRITISH PETROLEUM – Bio Fuels e Gerente de Projetos na CH2 MHILL, atualmente é consultor sênior na MAHAM Serviços de Engenharia Consultiva. Desde o início de sua carreira mantém um constante foco no aprimoramento da segurança operacional da indústria.
Rolar para cima