Objetivo do treinamento

O curso de Gestão de Projetos aplicada à Automação e Informática Industrial foi desenvolvido por gerentes de projetos certificados e visa prover conhecimento e boas práticas do mundo real para aplicação imediata nos empreendimentos empresariais. A primeira parte do curso cobre os conceitos essenciais, aplicações práticas, normas técnicas, guias e certificações profissionais das metodologias preditiva e adaptativa. A segunda parte do curso cobre tópicos específicos da gestão de projetos aplicados à projetos de Automação e Informática industrial, permitindo abordagens de atividades típicas de projetos que contemplam “Hardware” e “Software”.

Para quem é o treinamento

Profissionais que trabalham direta ou indiretamente com projetos de tecnologia industrial sem restrições quanto à formação.

Conteúdo Programático

Visão geral da Gerência de projetos

Conceitos Essenciais de Gestão de Projetos; Histórico das Metodologias; Certificações; Metodolgias Preditiva e Adaptativa; Benefícios da Gestão de Projetos; Análise de Viabilidade de Projetos e Aprovação de Projetos; Ciclo de Vida e Fases do Projeto

Iniciação de Projetos

Gestão das Partes Interessadas (Stakeholders); Project Charter: Como iniciar um Projeto;

Planejamento de Projetos

Gestão da Integração, Gestão do Escopo, Gestão do Cronograma; Gestão de Custos; Gestão de Recursos; Gestão da Qualidade; Gestão de Riscos, Gestão da Comunicação, Gestão de Aquisições e Gestão das Partes Interessadas (Stakeholders).

Execução e controle de projetos

Execução do Plano do Projeto; Processos auxiliares; Controle do Projeto; Relatório de Desempenho; Controle de mudanças; Reuniões de acompanhamento.

Conclusão de projetos

Aceitação formal do projeto e encerramento; Resultados do projeto; Lições aprendidas; Documentação para finalização de projetos.

Projetos de automação e informática industrial

Introdução aos Projetos de Automação e Informática Industrial; Escopo de um projeto de Automação e Informática Industrial Especificação Técnica Análise de Riscos Defnição dos papeis e responsabilidades (Matriz RACI); Gerenciamento da Configuração; Metodologia de configuração de software Qualificação e Validação em Projetos

Metodologia

RESPONSABILIDADE TÉCNICA E COORDENAÇÃO

Helder José Celani de Souza

Pós-Doutorado em progresso na UNESP. Doutor em Engenharia de Produção na área de Gestão e Otimização pela UNESP; Mestrado em Engenharia Elétrica pela UNIFEI; MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ; Pós-graduado em Gestão de Projetos pela USP; Pós-graduado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP; Certificado PMP, SCRUM Master, Lean Manufacturing, 6-SIGMA Green Belt e HCMP, FPX – PL & SME. Carreira profissional desenvolvida nos últimos 40 anos nas áreas de Automação Industrial e Gestão de Projetos nas empresas Johnson & Johnson, Siemens Healthcare, Grupo Fleury Diagnósticos e Elebra Telecom. Atual diretor da LidProj Consulting e professor do IPOG, G7-UNIEDUK e outras entidades de ensino.

Rolar para cima