Último evento de 2017 aborda o tema Gerenciamento de Ativos

11/12/2017

Na conclusão de seu calendário de eventos em 2017, a ISA Campinas Section realizou seu último encontro técnico abordando a redução de custos no gerenciamento de ativos. O evento aconteceu dia 28 de novembro no auditório da Emerson Process Management e reuniu profissionais e empresas da região de Sorocaba, Campinas e São Paulo, onde foram apresentadas as novidades para esses temas, aplicações e cases de sucesso.

Normas ISA para gerenciamento de ativos

Após a recepção, o representante da Emerson abriu o E.T. e passou a palavra para o Eng. Daniel Polachini (delegate da ISA Campinas Section – Biênio 2016/17), que fez uma introdução ao tema e apresentou alguns cases e normas da International Society of Automation que auxiliam no gerenciamento de ativos da indústria, bem como a aplicação de estratégias para a redução de custos com o mesmo.

Como reduzir custos com manutenção da instrumentação através do gerenciamento de ativos

A palestrante Marina Bolognesi Garbin, Consultora de Aplicações na Emerson Automation Solutions, nos lembrou que a necessidade da redução de custos sempre foi uma constante no cotidiano das empresas. Tendo em vista que a manutenção dos ativos é fundamental para garantir a operação da planta e evitar paradas não programadas é de suma importância ter a informação correta e precisa de quais ativos realmente precisam ser reparados e quando. Além disso, o uso adequado de ferramentas para a gestão de ativos é fundamental para a redução dos custos com a manutenção.

Os Avanços da Gestão de Ativos na Indústria 4.0

O conceito de Industria 4.0 (ou 4ª Revolução Industrial, como alguns citam) já é realidade nas empresas de alta performance; instalações inteligentes, sistemas altamente integrados e o uso massivo da IIoT (Industrial Internet of Things), permite uma interoperabilidade de sistemas nunca antes visto, resultando em altos níveis de eficiência e segurança.

Aproveitar destas tecnologias para a Gestão de Ativos não é mais uma oportunidade e sim uma necessidade e, segundo o palestrante Paulo Fernandes (Gerente de Ciclo de Vida e de Soluções de Confiabilidade), a Emerson é uma das grandes propulsoras desta tecnologia, integrando seus sistemas em plataformas que permite gerenciar não só do ponto de vista do ativo, mas também mostrando a “saúde” dos sistemas produtivos.

O ET sobre “Redução de Custos com Gerenciamento de Ativos” contou ainda com um debate técnico ao final das apresentações, onde os palestrantes puderam responder às várias dúvidas e trocar opiniões com os presentes. O calendário 2018 de Encontros Técnicos da ISA Campinas começará em fevereiro, no FIT de Sorocaba, com o tema “Eficiência Energética e Automação (incluindo a norma IEC 61850)”. Os interessados devem se inscrever pelo site isacampinas.org.br/eventos/inscrição.

Texto: Julian Renzulli – Marketing ISA Campinas
Colaboração: palestrantes já citados

Banco de imagens: ISA Campinas Dez.2017
Fale Conosco: publicidade@isacampinas.org.br | (19) 2519-0528

Postado por isa-campinas-2



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Buscar no Blog

          Receba dicas exclusivas no seu e-mail!

          © 2015 · GPAGES. Todos os direitos reservados.