Soluções Wireless para a Indústria é tema apresentado no Encontro Técnico Mensal da ISA Campinas

30/04/2018

No dia 26 de abril de 2018, a ISA Campinas Section realizou o “7º Encontro Técnico sobre Soluções Wireless para a Indústria”, na Mansão da Rhodia, em Paulínia/SP. O encontro contou com de 124 participantes que puderam compreender e debater sobre o tema abordado por meio de palestras ministradas por grandes profissionais das empresas Rhodia, Baumier, Emerson, Moxa e Novus.

O objetivo desse encontro é apresentar as novidades que surgem em soluções de redes sem fio para a indústria e quais os principais benefícios obtidos por essa tecnologia.

André Tagliari, Coordenador de Manutenção da Rhodia, deu as boas-vindas e passou a palavra para Marco Coghi, Presidente da ISA Campinas Section – Biênio 2018/19, que apresentou a seção ISA Campinas e fez uma breve introdução ao tema deste encontro.

  • Tecnologias Wireless, Normas ISA e Wireless Hart

Representando a ISA Distrito 04, Augusto Pereira falou sobre os conceitos básicos da tecnologia wireless, explicou as igualdades e diferenças entre as normas ISA 100 e WirelessHart, mencionando as aplicações típicas e os cuidados que devem ser tomados na implementação dos projetos e os sucessos obtidos durante esses processos.

  • Soluções de Acesso Remoto Sem Fio para a Indústria

Não há dúvidas que Monitoramento Remoto de Máquinas e Sistemas tem se expandido na indústria, diminuindo custos do consumo de energia e otimizando processos, seja por rede Ethernet, 3G ou 4G. Por este motivo, o profissional Newton de Carvalho Fernandez, da Baumier Automation, ministrou a palestra “Soluções de Acesso Remoto sem Fio para a Indústria”. Com o intuito de mostrar novas tecnologias de monitoramento remoto bem como mitigar essas dificuldades de acesso, falando sobre as novas possibilidades de integração e melhoria de desempenho que as novas tecnologias trazem, a preocupação existente sobre resolução de problemas e dúvidas dessas aplicações, tais como VPNs, IP público e IP privado.

  • WirelessHART na Quarta Revolução Industrial

João Steininger, profissional da Emerson Process Management apresentou os principais aspectos da Quarta Revolução Industrial, que é marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Levantou repercussões que impactarão a maneira dos relacionamentos, mercado de trabalho, desigualdade de renda, os perigos causados pelo cibermodelo, oportunidade de melhoria e novas soluções em monitoramento.

  •  Boas Práticas em Redes Wireless Industriais

Apesar da necessidade de soluções móveis dentro da indústria, seja no segmento automotivo, de logística e transportes, alimentícia e bebidas; a adoção desse tipo de solução ainda é cercado de mitos.

Devido a esse tipo de tecnologia estar tão presente no dia a dia, nos lares e ambiente de trabalho, muitas vezes acaba-se por adotar certas práticas ou assumir certas definições que, quando aplicadas na indústria dificultam a boa implantação de uma solução wireless, gerando a falsa impressão de que soluções sem fio não são confiáveis o suficiente para serem implementadas no chão de fábrica.

Através da vasta experiência em soluções wireless industriais, o Engenheiro Victor Barreto, da Moxa, apresentou os erros mais comuns que os Engenheiros em geral cometem, durante o processo de projeção ou implantação das aplicações sem fio na indústria em geral.

  • Uma Solução Wireless para cada problema

Os palestrantes Valério Galeazzi e Giuliano Guarese, da Novus Produtos Eletrônicos, abordou as principais tecnologias do mercado, com ênfase nas diversas tecnologias wireless disponíveis e a maneira correta de ser aplicadas para obtenção de um melhor desempenho. Grandes distâncias, duração de bateria, latência, quantidade de dados, etc., para cada necessidade há uma tecnologia apropriada.

  •  Wireless na Rhodia – Uma abordagem prática

O profissional Ronaldo Sergio Novaes Manzano, da Rhodia, apresentou uma abordagem prática, aplicações, projetos realizados e limitações existentes na tecnologia e que a Rhodia-Solvay adota nos projetos wireless feitos em suas plantas fabris.

Também foi abordado os aspectos de segurança, manutenibilidade, dificuldades e benefícios que temos vivenciado e que são implícitos desta tecnologia.

Organizado pela 2L Eventos, o “7º Encontro Técnico sobre Soluções Wireless para a Indústria” contou com debates técnicos ao final de cada blocos, esclarecendo dúvidas dos participantes.

Clique aqui e confira as fotos do evento.

Texto: Juliana Germano | Comunicação e Marketing ISA Campinas
Colaboração: Palestrantes citados.
Banco de imagens: ISA Campinas Abr.2018
Fale Conosco: contato@isacampinas.org.br | (19) 2519-0530

Postado por juliana-germano-comunicacao-e-marketing



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Buscar no Blog

          Receba dicas exclusivas no seu e-mail!

          © 2015 · GPAGES. Todos os direitos reservados.