ISA Campinas apresenta novidades para seus encontros técnicos de 2018

07/03/2018

A ISA Campinas Section retomou seu calendário de eventos no dia 27 de fevereiro na Facens, em Sorocaba, com o tema “Eficiência Energética e a Automação (incluindo a norma IEC 61850)”. Visando novidades para 2018, estamos convidando grandes empresas do cenário nacional para apresentar cases de sucesso nos mais variados assuntos, como era e que alternativas usaram para contornar os problemas encontrados. Nesta edição, tivemos a participação da Vale S.A. Ao final, o encontro técnico que reuniu profissionais e empresas da região de Sorocaba, Campinas e São Paulo, recebeu inúmeros elogios dos participantes e membros ISA presentes, principalmente pela riqueza de conteúdo apresentado.

Vantagens da Norma IEC61850, lições aprendidas e o case da Vale Itabira

O palestrante Paulo Henrique Vieira Soares falou sobre o projeto de automação de subestações  da Vale baseado na IEC61850, desde o início em 2009 com seis subestações principais (duas 13,8kV, três 69kV e uma 230kV) até a condição atual de 34 subestações integradas em um único sistema (28 de 13.8kV, 4 de 69kV e 2 de 230kV). Ele também descreveu o tamanho do sistema e da base instalada, os desafios e os ganhos proveniente da norma, as particularidades das redes de comunicação, além do confinamento de mensagens GOOSE dentro das novas SE’s e o acionamento de equipamento do processo em IEC61850 (acionamento de 4.16kV).

Otimizando e integrando os sistemas de gerenciamento de energia

Durante sua palestra, Felipe Rover (Siemens) abordou os conceitos de gerenciamento de energia, das funções de monitoramento e controle até as funções operacionais e gerenciais, seguindo as boas práticas do processo cíclico de identificação, avaliação e implementação de medidas efetivas para a excelência operacional em termos de gerenciamento de energia. Felipe também citou os tópicos relacionados à produtos Siemens, bem como as vantagens de se utilizar uma plataforma única e integrada para as funções de automação da planta e gerenciamento de energia. Ao final será apresentado um case real onde essa integração foi realizada com sucesso numa planta de fabricação de aerosol.

Redes de dados de alta performance

Finalizando a manhã de apresentações, Felipe Sabino Costa (Moxa) nos lembrou que, com a convergência digital, as redes de dados são cada vez mais imprescindíveis para o controle e estabilidade de um sistema de energia e antecipar falhas, atuando com precisão na resolução imediata das mesmas são fundamentais para um rede de alta performance.

O 5º Encontro Técnico sobre “Eficiência Energética e a Automação” contou com um debate técnico ao final dessas apresentações, onde os palestrantes puderam responder às várias dúvidas e trocar opiniões com os presentes. O próximo evento da ISA Campinas será no dia 20 de março, abordando o tema “Indústria 4.0 e seus pilares: IIoT, 3D, Cloud e Big Data”. Os interessados devem se inscrever pelo Sympla, clicando aqui.

Texto: Julian Renzulli – Marketing ISA Campinas
Colaboração: palestrantes já citados

Banco de imagens: ISA Campinas Mar.2018
Fale Conosco: contato@isacampinas.org.br | (19) 2519-0528

Postado por isa-campinas-2



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Buscar no Blog

          Receba dicas exclusivas no seu e-mail!

          © 2015 · GPAGES. Todos os direitos reservados.