IIoT, 3D, Cloud e Big Data pautam evento sobre Indústria 4.0

11/04/2018

Nos últimos anos, a 4ª Revolução Industrial vem sendo pauta para qualquer reunião de engenheiros e tecnólogos da área de Automação Industrial e, visando atender essa demanda, foi o tema do 2º encontro técnico da ISA Campinas em 2018. Batizado de “Indústria 4.0 e seus Pilares”, foram abordados as novidades de 3D, Cloud, Big Data e IIoT (Industrial Internet of Things, ou Internet das Coisas na Indústria, numa tradução livre).

O evento, realizado no dia 20 de março no auditório do CDC da Unicamp, em Campinas, contou com a participação de mais de 200 profissionais e representantes de empresas da área, que se reuniram para conhecer as mais recentes tecnologias do mercado e alguns cases de sucesso.

Visando novidades para 2018, a ISA Campinas vem convidando grandes empresas do cenário nacional para apresentar seus cases de sucesso, como eram e que alternativas usaram para contornar os problemas encontrados. Nesta edição, tivemos a participação da Votorantim Cimentos, que forneceu insights e provocações de iniciativas da empresa que estão fomentando a indústria 4.0, com um painel geral de temas relacionados ao negócio de cimento bem como o objetivo na criação de um ecossistema de inovação através dos conceitos de Open Innovation.

A convergência das redes industriais em direção a Indústria 4.0 e IoT

Nessa palestra, Márcio Santos (Siemens) destacou os principais sistemas de comunicação em uso na indústria atualmente, os desafios comuns a cada um desses sistemas e como vem sendo a convergência destes sistemas de forma a permitir a troca de dados de forma integrada desde o chão de fábrica até os sistemas na Cloud, criando um forte pilar para a consolidação do IIoT dentro do ecossistema da Indústria 4.0.

Márcio também citou as principais evoluções em curso nos sistemas de comunicação industriais e que serão realidades num curto espaço de tempo como, por exemplo, novas funcionalidades do OPC UA, redes TSN e Advanced Physical Layer.

Comunicação de Dados Críticos na Indústria 4.0

A Indústria 4.0 facilita a visão e execução de “Fábricas Inteligentes” com as suas estruturas modulares, os sistemas ciber-físicos monitoram os processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões descentralizadas. Na apresentação da Moxa, Victor Barreto abordou os principais pontos a serem levados em consideração durante o design e implantação de projetos que englobem conceitos de Indústria 4.0 e IIoT.

O Sistema de Visão Artificial no Conceito da Indústria 4.0 – Rastreabilidade Industrial

Logo após o brunch, Éric Gustavo Dos Santos (Infaimon do Brasil) nos relembrou da importância dos Sistemas de Visão Artificial no contexto da Indústria 4.0, uma vez que proporcionam a possibilidade de monitor e ajudar a garantir a qualidade e repetibilidade nos diversos processos de fabricação industrial.

Exemplos Práticos dos Conceitos da Indústria 4.0

Delcio Prizon, da Nova Smar, abordou em sua palestra os 20 anos de transformação digital, no qual surgiram variadas tecnologias e protocolos dedicados à Automação Industrial, que se consolidaram, evoluíram, se integraram e convergiram para suportar os conceitos que, uma vez reunidos, denominaram Indústria 4.0. Uma realidade presente em várias plantas industriais no Brasil e no mundo, cujos exemplos de arquitetura aplicada na indústria, realçarão as tecnologias empregadas na realização dos conceitos da Indústria 4.0, com destaque para a tecnologia FDI – Field Device Integration.

O ET sobre “A Indústria 4.0 e seus Pilares” contou ainda com debates técnicos ao final de cada um dos blocos, com participação dos palestrantes, que responderam ao questionamento dos vários presentes. O próximo Encontro Técnico da ISA Campinas acontecerá no dia 26 de abril, na Mansão da Rhodia, em Paulínia, e terá como tema “Soluções Wireless para a Indústria”. Os interessados devem se inscrever na página do evento: isacampinas.org.br/4o-solucoes-wireless-para-a-industria/.

Texto: Julian Renzulli – Marketing ISA Campinas
Colaboração: palestrantes já citados

Banco de imagens: ISA Campinas Abr.2018
Fale Conosco: contato@isacampinas.org.br | (19) 2519-0528

Postado por isa-campinas-2



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Buscar no Blog

          Receba dicas exclusivas no seu e-mail!

          © 2015 · GPAGES. Todos os direitos reservados.