ISA Campinas Section é uma seção paulista da ISA - International Society of Automation com sede na Carolina do Norte, EUA. A entidade congrega profissionais que têm suas atividades associadas aos benefícios da instrumentação, automação, sistemas de gestão e Indústria 4.0

O Eng. Marco Coghi foi o primeiro membro profissional da ISA a manifestar interesse em formar um número mínimo de membros regionais para se formar uma ISA Section em Campinas. Os Encontros Técnicos Mensais começaram com recursos próprios em abril de 2000 no auditório e saguão da Faculdade de Engenharia de Automação e Controle da UNICAMP, espaços gentilmente cedidos pelo Prof. Dr. João Maurício Rosário, na época responsável pelo departamento. Essas várias iniciativas vieram formar o fundamento para o estabelecimento depois como Seção Oficial em julho de 2004, cuja gestão foi presidida pelo Eng. Marcílio Pongitori, primeiro presidente da ISA Campinas Section.

Região de Atuação da ISA Campinas Section

Abrangência da ISA Campinas

- Região Metropolitana de Campinas;

- Região de Jundiaí;

- Região Metropolitana de Sorocaba;

- Microrregião de Amparo;

- Mesorregião de Itapetininga;

- Mesorregião de Bauru;

- Região de Piracicaba;

- Região de Limeira;

- Região de Rio Claro;

- Região de São João da Boa Vista;

- Região de São Carlos;

- Região de Araraquara;

- Região de Assis;

- Região de Ourinhos;

- Região de Marília;

- Região de Tupã.

História da ISA no mundo

A ISA foi criada oficialmente como Instrument Society of America em 28 de abril de 1945, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA. Nesta época, a instrumentação industrial recebia um grande impulso em razão das aplicações desenvolvidas durante a 2ª guerra mundial e continuou a desempenhar um papel cada vez maior na expansão da tecnologia no pós – guerra. Richard Rimbach é reconhecido como fundador da ISA, pela iniciativa de reunir dezoito sociedades locais em uma organização nacional.

Albert F. Sperry, presidente do Panelit Corporation, tornou-se o primeiro presidente da ISA em 1946. Nesse mesmo ano, a Sociedade realizou seu primeiro Congresso e Exposição em Pittsburgh. A primeira norma, RP 5.1 Instrument Flow Plan Symbols, foi criada em 1949, e a primeira revista, que se tornou hoje InTech , foi publicada em 1954.

Nos anos seguintes, a ISA continuou a expandir seus produtos e serviços, aumentando o tamanho e o escopo da conferência ISA e exposições, desenvolvendo simpósios, oferecendo desenvolvimento profissional e formação, acrescentando as divisões técnicas, e até mesmo produzindo filmes sobre medição e controle.

Os membros cresceram de 900 em 1946 para 6.900 em 1953, e hoje a ISA possui 30.000 membros de quase 100 países. Sua atuação tinha crescido além dos instrumentos, reconhecendo seu alcance internacional em 2000, o Conselho de Delegados ISA Sociedade aprovou uma mudança de nome legal para ISA – The Instrumentation, Systems, and Society Automation.

Em outubro de 2008, o Conselho votou para mudar o nome da Sociedade para Internacional Society of Automation, com o crescimento global a ISA define o padrão para automação. Para desenvolver melhor as atividades em cada região, a ISA é formada por 14 distritos que está organizado em seções. Cada Seção é responsável por uma região de abrangência.

Albert-F.-Sperry

Albert F. Sperry, fundador da ISA

Grupo-de-Fundadores-da-ISA

Em 28 de abril de 1945 um grupo de pensadores visionários de sociedades locais se reuniram para formar a ISA.

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM

Por favor insira seu nome
Please enter a valid phone number.
Por favor, Selecione uma opção.
Por favor insira a mensagem

+55 (19) 2519-0530  |  contato@isacampinas.org.br

Rua Barão de Paranapanema, 146 - Conj. 51 C - Bosque
Campinas, SP - CEP 13026-900

Acompanhe a ISA Campinas nas Mídias Sociais