Evento na 3M aborda novidades em segurança na indústria de processo

28/07/2017

SIS (Sistemas Instrumentados de Segurança), Cyber Security e Detecção de incêndios foram temas do último encontro técnico realizado no dia 18 de julho, pela ISA Campinas Section. O evento reuniu profissionais e empresas no moderníssimo auditório da 3M de Sumaré, onde foram apresentadas as novidades para esses temas, aplicações e normas regulamentadoras relacionadas ao setor de Automação Industrial.

Após o welcome coffee, o representante da 3M abriu oficialmente este ET e passou a palavra para o Eng. Daniel Polachini (delegate da ISA Campinas Section – Biênio 2016/17), que fez uma introdução ao tema e aprofundou sobre Cyber segurança, nos apresentando números atualizados sobre as crescentes invasões de hackers a milhares de empresas em todo o mundo e os perigos que cercam a falta de investimento na tecnologia em questão.

Segurança Cibernética na Indústria

O Engenheiro de Projetos Daniel Borges Quintão destacou que a Siemens já conta com dezenas de produtos e uma equipe dedicada para a criação, implantação, operação e análise de projetos de segurança na indústria dentro e fora do país. Quintão destacou ainda que eventos como este são extremamente importantes, pois conectam profissionais e empresas, levando a informação para todos e – especificamente sobre o tema citado acima – entendendo as vulnerabilidades existentes nas atuais tecnologias, investindo sempre para aumentar a segurança. Os tópicos abordados em sua apresentação foram:

  • Histórico da Segurança Cibernética no Ambiente Industrial;
  • Incidentes reais;
  • Mitos e verdades sobre Segurança Cibernética no Ambiente Industrial;
  • Convergência entre TA e TI (desafios);
  • Desafios da Segurança Cibernética na Indústria 4.0;
  • Normas e frameworks de referência.

Panorama da Cyber Segurança na Indústria Brasileira

Sabemos que a Indústria 4.0 e o IIoT trouxeram grandes avanços em produtividade e eficiência de uma forma geral, porém a dependência cada vez maior dessas tecnologias trouxe também uma série de vulnerabilidades para – até então isoladas – plantas produtivas ao redor do mundo.

Em sua sede global, a Moxa conta com um Centro Técnico de Competência que estuda a vulnerabilidade já encontrada nos produtos, principalmente advindo de experiências de clientes de todo o mundo, como no Brasil. Segundo o palestrante Felipe Sabino Costa, Cyber Security será talvez o “assunto do momento” pelos próximos 2 anos. Já houve atualmente uma conscientização e em 2018 e 2019 virão ainda mais soluções, principalmente relacionadas à Internet das Coisas.

Alto Desempenho no Controle de Fluídos

A Festo destacou como vivemos atualmente em um cenário altamente competitivo, onde existe uma pressão constante pelo aumento da produtividade e pela redução dos custos operacionais, o que cria cada vez mais “brechas” para falhas e vulnerabilidade. O Gestor de Produtos para Automação de Processos Pedro Silva citou como Safety Integrity Level (SIL / Nível de Integridade da Segurança, em português) é importante e auxilia na prevenção de acidentes, além de apresentar os diversos tipos de produtos (válvulas industriais, válvulas solenoides, sensores e terminais de válvulas) e de soluções da marca para reverter estes cenários.

IEC 61511 – 2016 Update

Após o brunch, Tadeu Batista (Emerson Process) nos atualizou sobre a Norma IEC 61511, que sofreu sua primeira revisão desde que foi lançada em 2004 e comentou como a aplicação destas ainda é limitado em boa parte das empresas, onde apenas “as maiores” conseguem fazê-la.

Tecnologias de Vídeo monitoramento e Conectividade Óptica

Para finalizar o nosso encontro, Nivaldo de Souza Leite e André Amaral apresentaram tecnologias e os recursos necessários para interligar equipamentos de forma segura, mitigando os riscos de ataques cibernéticos. Além disso, foi abordado os princípios de conectividade óptica e os benefícios desta na utilização industrial, avaliadas as características de capacidade de transmissão/processamento, latência na transmissão, imunidade à interferência e alta proteção dos dados transmitidos.

Em agosto, a ISA Campinas realizará um Fórum Técnico sobre Normas ISA, exclusivo para os membros de seções da International Society of Automation. Em setembro, teremos a tão aguardada ISA Expo Campinas 2017. As inscrições são gratuitas e já estão abertas! Participe da comemoração de 10 anos do evento. Acesse isaexpocampinas.org.br e inscreva-se!

Texto: Julian Renzulli – Marketing ISA Campinas
Revisão: Marcílio Pongitori – Presidente (Biênio 2016 / 17)
Colaboração: palestrantes já citados

Banco de imagens: ISA Campinas Jul.2017

Fale Conosco: publicidade@isacampinas.org.br | (19) 2519-0528

Postado por isa-campinas-2



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Buscar no Blog

          Receba dicas exclusivas no seu e-mail!

          © 2015 · GPAGES. Todos os direitos reservados.